sábado, 11 de outubro de 2008

TABACOGUILE


Como todos sabem,tenho um vô fumante,que já teve alguns problemas devido ao vício do Tabaco...e hoje encontrei uma matéria,que é auto-explicativa.

Saiu na Revista Época, uma reportagem que diz sobre a época onde fumar fazia bem, e o mercado buscava uma base consumidora, assim foram buscar vários meios...pagavam astros hollywodianos, colocavam propagandas falando que os médicos fumavam tal marca,dentistas falando que o cigarro fazia bem pros dentes

....pois ééé...e ainda tem mais, em busca de mulheres pra viciar,fizeram uma propaganda para as "mamães" onde um bebê dizia o quão a mamãe gostava dos seus Marlboros.

...agora falaí, isso é um baita pedala, tipo um háááá,glu glu, pegadinha do malandro...tipo,o Netinho de Paula sendo eleito vereador sabe?

Mas essa reportagem me fez pensar em várias coisas:

- Talvez, a geração do meu vô, foi um reflexo da geração anterior,que aprendeu a fumar,logo, eu deveria culpá-lo menos pelo vício.

-Talvez, publicidade seja o pior curso existente na face da Terra.

-Talvez, sem a descoberta do cigarro o capitalismo e o desenvolvimento não seria possível.

E fica a pergunta:

-Seria o ar(O2)guile, altamente popular entre os jovens um novo meio pra acostumar uma geração e influenciar outra,até o dia em que estivermos velhos, com deficiências pulmonares?E dessa vez,seremos os avós com tosse de pigarro, ou um galão de oxigênio ao lado da cama pra respirar.Será que seria uma nova forma de publicidade?

e fica o conselho:

- Meus amigos, só eu sei o que meu avô já passou por causa do vício dele.


Link da Revista Época: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,15677278,00.jpg

Aconselho vocês a lerem a reportagem pra entenderem o post.

2 comentários:

Cinthia Quadrado disse...

Realmente, esse é um assunto muito difícil de ser debater. A influência da mídia vem crescendo com relação do nosso 'povão', mas, isso não deve te fazer julgar a publicidade como algo ruim. Existem os dois lados da moeda, enquanto as pessoas podem publicar algo enriquecedor, o modo de visar o acumulo de capital vem a tona, trazendo consigo o interesse dos 'mais poderosos' em colocar de uma maneira melhor os seus produtos. É certo que isso é um dos motivos para os números de morte só aumentarem, o que me preocupa muito, por que da mesma forma que você, eu tenho um vô que fuma... e já passou por altos e baixos.
Sinceramente, me sinto cada vez mais entretida com o seu blog. Temas e temas ótimos para se trocar idéias ;D

Talvez um novo jornalista esteja por vir?

Espero uma resposta,
Beijos

Priscila =) disse...

Muito legal o seu post Má... eu não sabia dessas propagandas incentivadoras ao cigarro, achei que tivesse tido algum tipo de incentivo mas não esse, que atinge um grande público e influência bastante. Concordo com a Yu, jornalista ou ator?

vc que sabe né ;)

bjãooo!